Voz em Destaque: presença, palavra e gesto

Voz em Destaque: presença, palavra e gesto

No dia 20 de junho acontece em Floripa a próxima edição do workshop Voz em Destaque: Presença, Palavra e Gesto.

Um curso de interpretação para cantores, atores e pessoas que querem desenvolver habilidades vocais em público. Na prática, desenvolve a expressividade a partir através de exercícios de teatro partindo do entendimento do palco como lugar onde a cena acontece, experimentando gestualidade, olhar e conexões.

 

inscreva-se aqui

 

Cantar ou falar em público é um desafio para quase todo mundo. Mesmo quem se diverte com a adrenalina de estar em uma posição de destaque enfrenta alguns fantasmas para conseguir ficar à vontade e despertar o interesse do ouvinte.

Por muito tempo estudamos corpo e voz fragmentados, como se fosse possível dissociar um do outro. É por isso que vamos estudar neste curso a voz e a expressividade do corpo integrados, na conexão consigo e com o outro.

Utilizaremos a técnica vocal associada a exercícios de teatro a fim de promover a expressão criativa do corpo e da voz, equilibrar as tensões para possibilitar uma voz mais flexível em um corpo presente, capaz de se apropriar do sentido das palavras.

Metodologia: Por meio de exercícios de teatro e de vocalidades, trabalharemos as seguintes questões:

  • Consciência e possibilidades na emissão vocal
  • Falar o texto da música: técnicas para dar sentido às palavras
  • Espaço físico e acústica: usar o palco e/ou o ambiente a seu favor
  • Equipamentos: como usar o microfone para que a sua voz seja ouvida com clareza
  • Olhar e ver o outro: como se conectar com o espectador e ter sua atenção.
  • Tônus, relaxamento, vigor, flexibilidade e silêncio: manipular a energia do corpo e das palavras

 

Público-alvo:

Esse workshop é ideal para: cantores, atores, palestrantes e outros profissionais que desejarem desenvolver seu aparato vocal conectado ao gesto e a expressão corporal.

Workshop + Masterclass: Voz em Destaque

Horários:
14 às 17hs
intervalo
das 18 às 20 ou 21, dependendo do número de integrantes
20 de junho em Florianópolis
Local: Espaço Movidança
ao lado do TILAG (Terminal de Ônibus da Lagoa da Conceição)

Se preferir realizar o pagamento via boleto bancário ou transferência, mande um e-mail para contato@carolvoigt.com.br

 

Esse curso é o resultado da pesquisa em licenciatura e sua primeira versão aconteceu na Escola de Música de Brasília, tendo a duração de um semestre, direcionado especialmente para alunos de canto popular. Posteriormente, em um formato reduzido em workshops, foi realizado em Blumenau, na Escola Nosso Canto, em Florianópolis, no Full Voice Studios, na Compasso Aberto e no Espaço Movidança, e em Brasília no Teatro dos Ventos.

 

 

Carol Voigt é cantora, compositora, atriz e palhaça. Pesquisa voz e movimento em performance há pelo menos 20 anos. Começou a desenvolver vocalidades e texto quando era locutora de rádio, aos 14 anos. Durante a graduação em teatro desenvolveu metodologias para ensinar expressividade para cantores e atua como professora de canto e interpretação desde 2013. Fez a formação para professores de canto do Full Voice Studios em Florianópolis, e do Salto Vocal em Brasília. Lançou em 2013 o álbum Srta.V disponível nas plataformas digitais.

Ainda como estudante de teatro na UnB, Carol pesquisou a vida e obra de Billie Holiday, resultando no texto dramático musical “Safra Amarga”. Uma das características de Billie Holiday é o pouco movimento e muito sentimento, quer dizer, quando pensamos em interpretação não estamos falando necessariamente de gestualidade, mas de como dar significado à canção.

Atuou no espetáculo musical Rei David, dirigido por Hugo Rodas e no Fale com Ela Doce Como a Chuva? sob a direção de Simone Reis no grupo LPTV – Laboratório de Performance Teatro do Vazio. Com esse grupo esteve em cartaz na Praça dos Três Poderes em Brasília através do Prêmio FUNARTE.

Foi integrante do grupo performático Pipocando Poesia, que troca pipoca por poemas declamados pelo público. Com o Pipocando esteve no CCBB Brasília, Bienal do Livro de Goiânia, BiblioSESC, entre outros eventos.

É a palhaça Uótima desde 2012 e com o grupo CiRcA Brasilina atuou nas IN\EXcursões Palhaçísticas. Criou o Carnaval da Tia Ótima, um show de palhaços que foi sucesso no Carnaval de Brasília (Bloco da Baratinha e Bloco das Perseguidas) e em Florianópolis no SESC Cacupé e no Jurerê Sport Club.

Dirigiu o espetáculo de dança Frozen, da Movidança em Florianópolis, com inserções de teatro e música cantada.

 

 

inscreva-se aqui

Sem comentário

Post A Comment